Logotipo

Referência em
Gir Leiteiro e Girolando
no Rio Grande do Sul

25/04/2020

Fazenda das Nogueiras investe na genética Calciolândia

Embriões são provenientes de oito doadoras Gir Leiteiro.


Diante do propósito de ser sempre lembrada como uma referência nas raças Gir Leiteiro e Girolando no Rio Grande do Sul, a Fazenda das Nogueiras buscou em um dos berços genéticos mais respeitados da raça Gir Leiteiro, novas famílias para incorporar em seu plantel: A Fazenda Calciolândia de Arcos/MG, que seleciona Gir Leiteiro há 58 anos, através do trabalho iniciado pelo Dr. Donato de Andrade, pai do reconhecido criador Gabriel Donato de Andrade. Hoje a Fazenda Calciolândia é referência internacional no que há de melhor em genética Gir Leiteiro no mundo.

As tratativas foram realizadas com o gerente da Fazenda Calciolândia, Jordane Silva, durante encontro na Megaleite 2019, evento realizado no mês de junho em Belo Horizonte/MG. A genética consagrada do criatório chegou à Fazenda das Nogueiras ainda em 2019, através de um pacote de embriões oriundos de oito doadoras de destaque do time de matrizes Calciolândia. Os partos, previstos para meados deste ano, deverão dar origem a cerca de 20 produtos Gir Leiteiro PO. A escolha das matrizes e a realização dos acasalamentos, contou com a atuação do Zootecnista Nathã Carvalho, mestre em melhoramento genético animal.

De acordo com o diretor da Fazenda das Nogueiras, José Amaral, este investimento consiste em um marco importantíssimo no histórico da empresa. “Desde 2008, a Fazenda das Nogueiras vem promovendo a evolução constante de seu plantel, realizando investimentos em biotecnologias de reprodução, sêmen dos principais reprodutores disponíveis no mercado, bem como, em matrizes, prenhezes e embriões. A incorporação da genética consagrada da Calciolândia, de forma mais efetiva, era um sonho antigo e que com certeza, trará incrementos significativos para nosso rebanho” pontuou o diretor.

Entre as doadoras com embriões adquiridos, destaca-se “Gita FIV Cal”, matriz que produziu 10.017 Kg de leite em sua primeira lactação sem a utilização de ocitocina e sem a presença de bezerro ao pé. Outro destaque é “Borbulha Cal”, mãe de grandes fêmeas Calciolândia como “Guiana FIV Cal”, “Itutinga FIV Cal” e “Idolatrada FIV Cal”. “Gravitação FIV Cal” filha da excepcional “Tona TE Cal” e “Lavínia FIV Cal”, filha da famosa “Araçá Cal”, também fazem parte do grupo de matrizes escolhidas. Matriarcas como “Sapiência TE da Cal”, “Safada TE da Cal” e “Sovina TE da Cal” também estão presentes na genealogia das doadoras que terão filhos nascidos na Fazenda das Nogueiras. Os acasalamentos foram realizados com os touros “CA Sansão”, “Jaguar TE do Gavião”, “Kalika FIV Vila Rica” e “Gabinete Silvânia”, todos provados para leite nos programas oficiais de melhoramento genético da raça. 

Confira a lista de matrizes com embriões adquiridos pela Fazenda das Nogueiras:

1.       Borbulha Cal - Cal 8479 (Protagonista TE Cal x Sapiência TE da Cal) – VG PMGZ: 1.315,40 kg/leite.

2.       Empresária FIV Cal - Cal 9912 (C.A. Sansão x Safada TE da Cal) – VG PMGZ: 1.456,60 kg/leite.

3.       Garantia FIV Cal - Cal 11003 (C.A. Sansão x Hirana FIV de Bras.) – VG PMGZ: 1.741,80 kg/leite.

4.       Gita FIV Cal - Cal 11259 (Supra-Sumo de Bras. x Sapiência TE da Cal) – VG PMGZ: 1.452,90 kg/leite.

5.       Gravitação FIV Cal - Cal 11384 (C.A. Sansão x Tona TE Cal) – VG PMGZ: 1.624,36 kg/leite.

6.       Farmácia FIV Cal - Cal 10797 (C.A. Sansão x Sovina TE Da Cal) – VG PMGZ: 1.597,48 kg/leite.

7.       Idolatrada FIV Cal - Cal 11711 (Gengis Khan de Bras. x Borbulha Cal).

8.       Lavínia FIV Cal - Cal 12482 (Radar Dos Poções x Araçá Cal) – VG PMGZ: 1.340,06 kg/leite.

COMPARTILHAR