Logotipo

Referência em
Gir Leiteiro e Girolando
no Rio Grande do Sul

05/12/2023

AGORA SOMOS DO BRAZILIAN CATTLE! Fazenda das Nogueiras é a primeira fazenda gaúcha a aderir ao programa oficial exportação de material genético da ABCZ!

José do Amaral planeja exportação de embriões Gir Leiteiro a partir da atuação com o projeto desenvolvido pela ABCZ e ApexBrasil


A Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul (RS), tornou-se a primeira selecionadora gaúcha de zebu a aderir ao projeto Brazilian Cattle, desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e que, há 20 anos, contribui para a disseminação do melhoramento genético zebuíno mundo afora. De acordo com o produtor José Amaral, a adesão ao Brazilian Cattle representa uma oportunidade para a potencial exportação de embriões da raça Gir Leiteiro, levando a genética zebuína para produtores de leite internacionais. “Sempre fomos pioneiros no uso de embriões na nossa região. Praticamos o controle leiteiro oficial e fazemos o genoma de todos os nossos animais. Hoje, acreditamos que a nossa genética tem a qualidade necessária para contribuir em mercados internacionais, mas faltam os canais para concretizar essa exportação”, comenta.

O criador, que também atua como conselheiro da ABCZ pelo estado do Rio Grande do Sul, conta que possui boas expectativas na atuação junto ao Brazilian Cattle. “Como estamos aptos a exportar essa genética de qualidade, quero contar com todas as ferramentas para o fomento dessa comercialização internacional”, finaliza.

Já a Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco Borges, destaca que a adesão de José é motivo de comemoração. “É muito importante podermos contar com a participação de produtores de todas as regiões do Brasil. Além do Rio Grande do Sul, também estamos ativamente em busca de novas adesões nas regiões Norte e Nordeste, para mostrar com precisão o potencial da genética zebuína em diversos ambientes e biomas”, afirma.

O Brazilian Cattle é um dos projetos setoriais que desde 2003 atua desenvolvendo promoção comercial e facilitando o processo de abertura e consolidação de mercados para empresas da cadeia pecuária brasileira. Entre as ações do programa, estão as articulações bilaterais para abertura e consolidação de mercados, intermediação na negociação de protocolos sanitários, participação em feiras internacionais, ações virtuais de promoção, rodadas de negócios presenciais e virtuais, participação em eventos técnicos internacionais: congressos reuniões, missões prospectivas para abertura de mercados, campanhas publicitárias, além do suporte e direcionamento de comitivas internacionais.

COMPARTILHAR