Logotipo

Referência em
Gir Leiteiro e Girolando
no Rio Grande do Sul

15/11/2020

Duas fêmeas da Fazenda das Nogueiras estão entre as 10% melhores para produção de leite na avaliação genômica nacional do Gir Leiteiro de 2020

Avaliações foram divulgadas no dia 27 de outubro pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e pela Embrapa Gado de Leite.


A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e a Embrapa Gado de Leite, divulgaram no dia 27 de outubro de 2020, o resultado da 3ª avaliação genômica nacional do Gir Leiteiro, incluindo a listagem pública das 10% melhores fêmeas jovens e das 10% melhores fêmeas adultas para produção de leite (que dará origem ao 3º sumário de avaliação), além das avaliações genômicas de todas as fêmeas e machos genotipados (um total de 21.625 exemplares) para seus referidos proprietários. Nestas listas, constam as relações de fêmeas jovens (1.248 animais) e adultas (592 animais) provenientes de 139 selecionadores de todo o Brasil, classificadas entre as top 10% pelo GPTA Leite, ou seja, as 10% melhores fêmeas para produção de leite em 305 dias (PL305) e para idade ao primeiro parto (IPP) conforme suas GPTAs (capacidade prevista de transmissão genômica) para cada característica. Pela primeira vez, duas fêmeas produzidas no Rio Grande do Sul, figuraram entre as 10% superiores para produção de leite, ambas do criador José Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul, que se dedica à seleção de Gir Leiteiro desde 2008. Com GPTA de 313kg e acurácia de 81%, a matriz “Havana FIV das Nogueiras” (Diamante TE Brasília x MAAB Ladeira Jaguar), se classificou entre as 10% melhores matrizes adultas, ficando à frente de outras 292 vacas no ranking. O Gir Leiteiro gaúcho também está representado entre as 10% melhores fêmeas jovens para produção de leite (PL305). Com GPTA de 285kg e acurácia de 81%, a fêmea “Joia das Nogueiras” (Jaguar TE do Gavião x Diopa FIV Alto da Estiva) ainda ficou à frente de outras 330 bezerras e novilhas. Vale destacar que foi o primeiro ano em que a Fazenda das Nogueiras participou da avaliação genômica nacional da raça Gir Leiteiro.

Embora de metodologia diferente, na avaliação genética “tradicional”, formulada pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), as duas fêmeas também possuem avaliações genéticas destacadas. “Havana” apresenta PTA de 699kg para PL305, sendo a melhor doadora adulta do criatório, possuindo produção de 7.172kg de leite na 1ª lactação em controle leiteiro oficial do PMGZ em 365 dias de duração, além de o título de reservada de grande campeã da raça na Expointer 2019. “Joia” apresenta PTA de 736,37kg para PL305 na avaliação genética do PMGZ e na Expointer 2019, obteve os prêmios de campeã novilha menor e reservada melhor novilha da exposição. “Nosso foco desde o princípio do nosso trabalho foi ser referência em Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo e que a obtenção de animais geneticamente superiores para produção leiteira e com excelente conformação é plenamente possível dentro um trabalho de seleção” avalia Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras.

COMPARTILHAR